Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12628
Título: Entre Júlio César e A culpa é das estrelas: intersecções e intertextos
Autor(es): Oliveira Júnior, Luzinaldo Alves de
Palavras-chave: Intersecções Literárias
Intertexto
Metáfora
Data do documento: 2016
Resumo: A intertextualidade é um conceito muito estudado pelos pesquisadores no universo da literatura comparada. Segundo Kristeva (1969), todo texto é uma absorção de textos anteriores na composição de um novo texto. Com isso, entende-se que a ideia de absorção não é recontar uma história, mas sim, referencia-la em outro contexto, compondo outra história. O estudo e a comparação entre obras pertencentes a um tempo, espaço e contexto social diferentes, constroem uma ponte entre o passado e o presente, possibilitando diálogos literários distintos. Dessa forma, nosso trabalho aborda as intersecções presentes na obra contemporânea “A culpa é das estrelas” (2012), do autor norte-americano John Green, advindas do clássico do drama teatral “Júlio César” (1600), de William Shakespeare, analisando por meios intertextuais, traçando o perfil das personagens clássica e contemporânea, contexto e metáfora, em ambos os gêneros com o intuito de comprovar o diálogo que se estabelece entre elas. Como pressupostos teóricos para fomentar nosso trabalho, nos servimos dos estudos de Koch (2008), Barthes (2004), Carvalhal (2006), Gancho (1995), entre outros.
Descrição: OLIVEIRA JÚNIOR, L. A. de. Entre Júlio César e A culpa é das estrelas: intersecções e intertextos. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12628
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luzinaldo Alves de Oliveira Júnior.pdfLuzinaldo Alves de Oliveira Júnior509.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.