Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12635
Título: A Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional: estudo sobre a ressocialização através da educação
Autor(es): Araújo, Rislayne de Fátima Silva
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ressocialização
Sistema Prisional
Data do documento: 2016
Resumo: Esse estudo apresenta reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos no contexto da educação ofertada no sistema prisional do Presidio Regional Vicente Claudino de Pontes, localizado na cidade de Guarabira-PB. Emerge a partir da inserção pessoal, na condição de educadora, junto aos alunos desta unidade prisional, na intenção de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos encarcerados no país e, especialmente, para a sua reintegração à sociedade. Para a realização dessa pesquisa, assumimos as orientações da abordagem qualitativa de pesquisa, desenvolvida por meio de um estudo bibliográfico e documental, da observação in loco, enquanto técnica de investigação, acrescida do relato de relato de experiência. Na construção teórica do objeto nos apoiamos na leitura de autores como: BRANDÃO (2002), FREIRE (1996) e BECARRIA (1976), entre outros. Os resultados apontam para o reconhecimento da educação com o caminho mais viável para a compreensão das interações sociais, entre os apenados, podendo, inclusive, contribuir para a redução dos níveis de exclusão e criminalidade. Nesse sentido, a importância desse estudo se dá pelo registro e pela divulgação da forma de aprendizagem existentes na relação entre a pena social e a pena alternativa que acontece pelo incentivo ao estudo, através de práticas pedagógicas de ação, como também a inclusão de tais indivíduos no meio social.
Descrição: ARAÚJO, R. de F. S. A Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional: estudo sobre a ressocialização através da educação. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12635
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rislayne de Fátima Silva Araújo.pdfRislayne de Fátima Silva Araújo726.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.