Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12638
Título: Caracterização geoambiental da reserva particular do patrimônio natural (RPPN) Fazenda Pacatuba no Município de Sapé - PB
Autor(es): Pequeno, Maria José da Silva
Palavras-chave: Pacatuba
Preservação
Meio Ambiente
Data do documento: 2016
Resumo: Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, em cumprimento à exigência para obtenção do título de graduada. O objetivo com essa pesquisa foi abordar a questão da preservação do bioma mata atlântica na Paraíba, tendo como objeto de pesquisa a RPPN Fazenda Pacatuba localizada no município de Sapé-PB. A escolha se deu através da necessidade de caracterizar geoambientalmente a referida reserva para ressaltar a importância da conservação desse ecossistema e os efeitos de sua preservação para a comunidade local. Essa problemática foi apresentada a partir da curiosidade em compreender o funcionamento de reservas ambientais, em especial a reserva de Pacatuba. Enquanto metodologia foi adotada a pesquisa quali-quantitativa, considerando-se moradores de diferentes idades que vivem na área pesquisada. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas sobre transformações que ocorreram na reserva ou ao seu redor, antes e depois dela se tornar uma RPPN. Também foram feitas consultas em documentos que fortaleceram nossa pesquisa. Para fomentar o desenvolvimento de nosso trabalho, teoricamente foram utilizados autores como BARBIERI (1997); RUDEK e MUZZILLO (2007); Nunes e Figueroa (1985), entre outros importantes pensadores que nos nortearam durante todo o percurso, pois estes pensadores abordam a questão socioambiental de modo que este estudo contribuirá como conhecimento científico, uma vez que abordou uma temática tão relevante na atual sociedade e na ciência geográfica, podendo ser utilizado por outros pesquisadores como ferramenta de consulta sobre a temática e ser considerado como instrumento de valorização da referida mata, um privilégio para a fazenda Pacatuba usufruir de tal bioma que enriquece seu ambiente.
Descrição: PEQUENO, M. J. da S. Caracterização Geoambiental da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Pacatuba no município de Sapé – PB. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12638
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José da Silva Pequeno.pdfMaria José da Silva Pequeno2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.