Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12639
Título: Caracterização geológica e geomorfológica de áreas de encosta na cidade de João Pessoa - PB
Autor(es): Gregório, José Paulo da Silva
Palavras-chave: Caracterização Geológica
Caracterização Geomorfológica
Encostas
Data do documento: 2016
Resumo: A caracterização do quadro geológico e geomorfológico das áreas de encostas consideradas de risco, quanto a deslizamento ou escorregamento de terra, tornase de grande importância por facilitar a compreensão da dinâmica dos processos de origem natural ou decorrente da ação do homem. As áreas pesquisadas estão situadas nas comunidades Tito Silva, Saturnino de Brito, São José, Róger e Padre Zé, considerado aglomerados subnormais da cidade de João Pessoa. Este trabalho teve o objetivo geral de analisar o padrão geológico e geomorfológico característico das encostas, dando ênfase àquelas situadas em áreas consideradas de risco à possibilidade de perdas de vida, bens materiais e dos meios de produção. A metodologia empregada apresenta os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e cartográfico; descrição detalhada dos elementos da paisagem; trabalhos de campo; elaboração de produto cartográfico em escala adequada e; sistematização dos resultados obtidos. Os pontos visitados fazem parte de encostas do Grupo Barreiras, contendo declividades moderadas a fortes, de curta à média extensão, formada por rochas de resistência branda, composta de arenitos, siltitos e cascalhos, de granulometria média a grossa, com alto grau de alteração e estrutura sedimentar do tipo acamamento. Diante dos dados obtidos, admite-se que as áreas de risco estão localizadas em encostas com estabilidade moderada a instável, desfavoráveis à presença de ocupação humana nestes locais. Compreende-se que a solução e compreensão do problema dos movimentos de rochas e solos nas encostas passam pela competência dos especialistas, planejadores e legisladores que disponham desse conhecimento para subsidiar políticas de controle e fiscalização do uso e ocupação do meio físico.
Descrição: GREGÓRIO, J. P. da S. Caracterização geológica e geomorfológica de áreas de encosta na cidade de João Pessoa - PB. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12639
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Paulo da Silva Gregório.pdfJosé Paulo da Silva Gregório9.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.