Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12661
Título: Trabalhando a leitura bíblica na perspectiva do letramento no ensino fundamental
Autor(es): Bernardino, Sayonara Carloto Santana
Palavras-chave: Leitura
Letramento
Contação de histórias
Data do documento: 2016
Resumo: Este artigo pretende explicitar a importância da contação de histórias para o desenvolvimento educacional e social da criança, apontando a relevância da participação desta como leitora na construção dos sentidos a partir da interação com textos bíblicos, os quais podem se configurar uma boa opção para o estímulo à prática de leitura. Para tanto, este trabalho trará inicialmente algumas reflexões acerca da importância da inserção da criança no mundo da leitura para o seu desenvolvimento social (LAJOLO, 2002). Em seguida, ancorando-se nas discussões de Kleiman (2007), Martins (2007) e Duran (2009), faremos alguns apontamentos sobre as concepções de leitura e suas implicações para o ensino. Depois, apresentaremos alguns aspectos destacados Soares (2009) sobre o ensino da leitura na perspectiva do letramento, o qual prevê a figura do professor como agente mediador entre o letrado e o não letrado, contribuindo, assim, para uma alfabetização consciente, voltada para o desenvolvimento da autonomia social do aluno. E por fim, iremos descrever o resultado de uma atividade prática de leitura a partir da contação de narrativas bíblicas. Tal atividade foi planejada com o objetivo de promover a interação dos educandos com esse tipo de leitura, a fim de instigar neles o gosto pelo hábito de ler, bem como, ampliar os conhecimentos prévios dos alunos em todos os seus aspectos sociais e cognitivos.
Descrição: BERNARDINO, S. C. S. Trabalhando a leitura bíblica na perspectiva do letramento no ensino fundamental. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12661
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sayonara Carloto Santana Bernardino.pdfSayonara Carloto Santana Bernardino429.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.