Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12664
Título: O ensino de Língua Inglesa com o uso da charge: uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem
Autor(es): Silva, Rosélia Marques da
Palavras-chave: Gênero discursivo
Charge
Tradução
Ensino-aprendizagem
Letramento crítico
Data do documento: 2016
Resumo: No contexto social em que estamos inseridos, era pós-moderna, digital ou tecnológica, a língua vem sofrendo constantes transformações para acompanhar o desenvolvimento da sociedade tendo disponível diversos tipos de enunciados verbais e não verbais, sendo utilizados em diversos tipos de textos. O presente trabalho apresentará algumas reflexões sobre o ensino do gênero discursivo charge em aula de língua inglesa com auxilio da tradução, trazendo uma reflexão sobre o quanto esse gênero discursivo tem importância no ensino aprendizagem e na formação intelectual do homem. Pretende-se dinamizar o processo de ensinoaprendizagem por intermédio da tradução inter-lingual e da tradução inter-semiótica dos conceitos de Roman Jakobsom, fazendo análises de charges que fazem alusão ao cenário político atual do Brasil, reconhecendo em ambas as principais características dos textos escolhidos com vistas a alargar a capacidade de interpretação e compreensão desse tipo de texto na formação de nossos leitores. Focaliza, assim, a visão ultrapassada do ensino tradicional mostrando como deve ser pautado o ensino de língua inglesa com uso do gênero discursivo charge através do Letramento Crítico, do Ensino Comunicativo e, com o auxílio da tradução em sala de aula cruzando dados verbais e semióticos da língua. Esse trabalho não tem como objetivo fechar a reflexão de como devem ser as metodologias de ensino de língua estrangeira, mas abrir novas possibilidades de repensar o ensino de língua na sala de aula.
Descrição: SILVA, R. M. da. O ensino de Língua Inglesa com o uso da charge: uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12664
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosélia Marques da Silva.pdfRosélia Marques da Silva879.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.