Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12670
Título: Território, ambiente e saúde: Uma análise da comunidade São Francisco, Pilõezinhos/PB.
Autor(es): Oliveira, Maria de Fátima Pereira de
Palavras-chave: Território
Ambiente
Processo saúde-doença
Data do documento: 2016
Resumo: O conceito de território tem um papel estratégico no desenvolvimento de estudos da saúde e do ambiente. Neste contexto os estudos que abrangem a geografia da saúde buscam contribuir com as analises de fatores ambientais de riscos e doenças que ocasionaram diversas epidemias ao longo do tempo, procurando formas de combater esses agentes, tendo em vista que, quanto mais propícios o ambiente, maior será o a proliferação de vetores causadores de doenças. Ao considerar a relação entre ambiente e saúde é possível de realizar abordagens integradoras para a avaliação de situações de risco presentes no ambiente e seus possíveis efeitos, sobretudo em contextos vulneráveis. As estratégias de promoção da saúde devem passar por uma reorganização que considere o conceito saúde e sua relação com a categoria território, para que possam colaborar para a construção de ambientes saudáveis. (BARCELLOS; MONKEN, 2007). Deste modo a pesquisa tem como objetivo realizar uma análise territorial da comunidade São Francisco, localizada no município de Pilõezinhos/PB, considerando as condições de riscos em que a população está exposta, possibilitando a compreensão do processo saúde doença, fator de grande importância para qualidade de vida. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com observação participante, registro fotográfico e aplicação de questionário.
Descrição: OLIVEIRA, M. de F. P. de. Território, ambiente e saúde: Uma análise da comunidade São Francisco, Pilõezinhos/PB. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12670
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Pereira de Oliveira.pdfMaria de Fátima Pereira de Oliveira444.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.