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dc.contributor.authorMeireles, Camila Farias de-
dc.date.accessioned2017-03-07T16:20:27Z-
dc.date.available2017-03-07T16:20:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12676-
dc.descriptionMEIRELES, C. F. de. Projeto político pedagógico: a autonomia desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Supletivo Terlópedes Cruz, na Cidade de Tacima-PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEmbora todas as transformações sofridas no decorrer da história, a escola ainda representa a Instituição que a humanidade optou para socializar o saber sistematizado. Isso significa garantir que é o lugar onde, por princípio, é difundido o conhecimento que a sociedade estima necessário transmitir às novas gerações. Nenhuma outra forma de aparelhamento foi capaz de substituí-la. O trabalho da escola enquanto instituição social é fazer com que o educando participe do seu grupo ativa e afetivamente, adequando-se aos valores, crenças, conhecimentos acadêmicos e referenciais sócio-históricos. Uma apropriação significativa tanto para si como para o outro, tornando-se uma pessoa consciente e responsável pela mudança da realidade em que está inserido, a qual possibilite a transformação da sociedade habitada, tornando-a um espaço de vivências com possibilidades diversas, como nas relações políticas, sociais, culturais e cientificas, onde a ética e a justiça possam nortear as ações, oportunizando aos alunos o acesso ao conhecimento sistematizado de forma reelaborada e crítica, ajudando na identificação e superação de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivo analisar os problemas existentes na elaboração e execução do projeto político pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Supletivo Terlopédes Cruz, na cidade de Tacima/PB. O Projeto Político Pedagógico tem o propósito de contribuir para uma educação de qualidade ao alcance de todos, assim constatou-se neste artigo as transformações e autonomia pela qual vem passando a escola supracitada, as causas e consequências do Projeto político pedagógico e a falta de compromisso em cumprir as normas existentes no Projeto. Esta pesquisa pode colaborar para o desenvolvimento do projeto político pedagógico no cotidiano da escola estudada no sentido de, proporcionar melhorias na educação do município de Tacima/PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Martinho Guedes dos Santos Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.titleProjeto político pedagógico: a autonomia desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Supletivo Terlópedes Cruz, na Cidade de Tacima-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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