Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12689
Título: | Investigações matemáticas como metodologia para identificar o bullying na sala de aula |
Autor(es): | Carlos Eduardo de Oliveira Neves, Ana Paula Xavier das |
Palavras-chave: | Ensino da matemática Educação matemática Sala de aula Bullying |
Data do documento: | 29-Jan-2011 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo, apresentar sugestões para trabalhar as atividades de investigações matemáticas como metodologia para lidar com o bullying na sala de aula. Isso porque o bullying é um problema muito grave que merece bastante atenção no setor educativo. Apesar do bullying não ter muito destaque no Brasil, este problema ocorre há bastante tempo e precisa ser discutido e trabalhado nas escolas, como forma de combater e até mesmo evitar os abusos inconsequentes deste fenômeno. Diante da necessidade do ensino de Matemática em apresentar alternativas metodológicas, que desenvolvemos a partir de uma atividade, destacar a importância de respeitar as diferenças do outro, ao mesmo tempo ressaltar que podemos aprender e construir novas ideias quando desenvolvemos uma atividade dando êxito a investigação e pesquisa a partir de problemas. E devido à necessidade de criar ambientes que proporcione o ensino, permitindo aos docentes trabalhar e explorar os momentos distintos de sua vida profissional e aos alunos de construírem a sua capacidade criativa e o trabalho em equipe, visando uma aprendizagem significativa, propomos como alternativas trabalhar com as investigações matemáticas para combater o bullying na sala de aula. Visto que as atividades de investigações são pouco trabalhadas nas salas de aulas, tendo como objetivo de delinear a importância de desenvolver atividades de investigações que permitam ao aluno aprimorar suas capacidades de pesquisar na escola básica. A partir daí sugerimos para o ensino e aprendizagem dos alunos, sugestão de implementar atividades de investigações matemáticas, bem como uma discussão sobre sua utilização e sobre como trabalhar este tipo de atividade e quais os benefícios para o ensino, além de possibilidades de assimilar conhecimentos investigando determinados problemas. O desenvolvimento desse trabalho se consolidou pela leitura, discussão dos referencias teóricos e pesquisa de campo em torno da temática. |
Descrição: | NEVES, A. P. X. Investigações matemáticas como metodologia para identificar o bullying na sala de aula. 2010. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2010. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12689 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Paula Xavier das Neves.pdf | PDF - Ana Paula Xavier das Neves | 4.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.