Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12761
Título: Escritos da cultura popular: a comunicação através da religiosidade na literatura de cordel
Autor(es): Ferreira, Elissama Vitor Barreto
Palavras-chave: Comunicação
Cultura
Literatura de cordel
Religiosidade
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Desde o seu surgimento a literatura de cordel esteve atrelada as manifestações artísticas, históricas e sociais das classes populares. No Brasil essa função foi ressaltada pelo pouco acesso aos meios de comunicação de massa, fazendo com que os cordéis fossem as principais fontes de informação da população carente. Desta forma, e devido a sua importância enquanto documento histórico, poetas e estudiosos da cultura dedicaram-se a classificar e catalogar a literatura de cordel, tendo em vista a variedade de informações contidas em seus folhetos. Sendo assim, a presente pesquisa realizou, por meio da análise de conteúdo, a catalogação dos elementos religiosos abordados nos cordéis existentes na biblioteca Átila Almeida da Universidade Estadual da Paraíba. Dentre os objetivos específicos pode-se pontuar a catalogação dos cordéis ligados à temática trabalhada e análise de conteúdo dos elementos religiosos abordados nos mesmos. Os procedimentos metodológicos seguiram os seguintes passos: catalogação dos cordéis referentes ao tema, disponibilizados na Biblioteca Átila de Almeida, situada no Campus I da UEPB; análise de conteúdo dos cordéis selecionados, análise documental e revisão da bibliografia específica.
Descrição: FERREIRA, E. V. B. Escritos da cultura popular: a comunicação através da religiosidade na literatura de cordel. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Relatório]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12761
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elissama Vitor Barreto Ferreira.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.