Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12777
Título: Desoneração da folha de pagamento: impactos econômicos em uma indústria de Campina Grande - PB
Autor(es): Alves, Renally Swe da Silva
Palavras-chave: Desoneração da folha de pagamento
Contribuição previdenciária patronal
Economia
Data do documento: 30-Set-2016
Resumo: O desenvolvimento econômico de uma empresa muitas vezes é afetado pela carga tributária, onde o ramo empresarial é acometido diariamente no Brasil. O presente estudo teve como objetivo principal demonstrar os impactos econômicos em uma indústria de Campina Grande - PB decorrentes da implantação da Desoneração da Folha de Pagamento. A sistemática de cálculo é uma das medidas tomadas pelo o Governo Federal, que impulsiona uma redução significativa nos custos das empresas. Ela beneficia as empresas na substituição da Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) de 20% sobre o total da folha de pagamento de empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos pela Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) com a aplicação da alíquota entre 1% ou 2%. A pesquisa foi feita no período de 2012 a 2015 considerando o início da vigência da Lei 12.546/11 para a indústria estudada que se deu a partir de julho de 2012. Para tanto, utilizou-se a técnica de pesquisa descritiva e exploratória, de caráter qualitativo e quantitativo e, quanto aos procedimentos, foi realizado um estudo de caso no período de 01/08/2016 a 08/08/2016, onde a empresa analisada tem como atividade principal a fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas, totalmente abrangida pela Desoneração sob uma alíquota de 1%. Após a análise, os resultados apontam que houve sim uma economia para a indústria, no valor de R$ 564.751,95 nos quatro anos estudados, apresentando, neste caso uma redução nos custos de uma forma bastante positiva.
Descrição: ALVES, R. S. da S. Desoneração da folha de pagamento: impactos econômicos em uma indústria de Campina Grande - PB. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12777
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renally Swe da Silva Alves.pdf635.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.