Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12806
Título: A poesia das capoeiras: um estudo da obra de Reginaldo de Carvalho
Autor(es): Santos, Fágner de Oliveira
Palavras-chave: Poesia popular
Autobiografia
Literatura memorialista
Data do documento: 25-Mar-2014
Resumo: Este trabalho tem como objeto a análise da obra poética de Reginaldo de Carvalho, poeta conhecido por seus admiradores como Reginaldo das Capoeiras. O autor estudado desenvolveu, durante toda a sua vida, uma extensa produção poética que, até então, nunca foi publicada. Tendo total acesso ao acervo documental da família do autor, através de uma pesquisa bibliográfica e histórica, esta pesquisa utiliza-se dos inúmeros cadernos de poesia do autor para, a partir da leitura e análise do material colhido, e dentro do tema da literatura popular, em especial o regionalismo, proporcionar um resgate de uma poesia desenvolvida pelo tempo e pelo anonimato. As questões de pesquisa aqui presentes são resultantes de uma problematização voltada para o entendimento de como o autor viveu e compreendeu seu tempo e fez dessa vivência matéria poética. Também se quer saber como se dá, em seus escritos, a aplicação do imaginário popular interligado ao plano estético-literário. Problematizando a produção memorialista e histórica do imaginário sertanejo presente no fazer poético de Reginaldo, analisamos o envolvimento da memória na produção literária feita. No intuito de valorização da literatura memorialista de autores desconhecidos pelo grande público, desenvolvemos um estudo analítico de alguns poemas-chave para entendermos as linhas de força da poesia de Reginaldo a partir dos estudos dos manuscritos deixados por ele e por nós cedidos pela família do poeta.
Descrição: SANTOS, F. O. A poesia das capoeiras: um estudo da obra de Reginaldo de Carvalho. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12806
Aparece nas coleções:VI - ELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fágner de Oliveira Santos.pdfPDF - Fágner de Oliveira Santos18.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.