Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes Neto, José-
dc.date.accessioned2017-03-14T21:02:31Z-
dc.date.available2017-03-14T21:02:31Z-
dc.date.issued2016-08-30-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12809-
dc.descriptionNUNES NETO, J. Aprendizagem matemática na perspectiva da Educação Integral: trabalhando as quatro operações básicas da Matemática. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO conhecimento matemático previamente apresentado a qualquer indivíduo garante uma formação pautada na exatidão e ao mesmo tempo na inexatidão dos fatos, pois só a escola tem a função de formar e de escolarizar cientificamente. Iniciamos a discussão com a relação que as quatro operações tem na formação básica do indivíduo no fazer matemática dentro e fora da sala de aula. O estudo envolveu turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Piancó Sobrinho, localizada na cidade de Itapetim no estado de Pernambuco e a amostra foi composta por 88 alunos. Através desse estudo, cuja a análise foi feita de forma iminente qualitativa e quantitativa, por meio de questionários semiestruturados, pretende-se compreender e discutir as dificuldades no aprendizado na disciplina de matemática. O conhecimento do contexto social dos alunos é importante para o processo de ensino e aprendizagem que deve partir do cotidiano do mesmo. No primeiro dia de aula foi aplicado um questionário para os alunos do sexto ao nono ano com problemas envolvendo as quatro operações. No sexto foi onde os alunos apresentaram maior grau de dificuldade desde a leitura a compressão, após identificarmos as principais dificuldades dos alunos na disciplina de matemática no sexto ano foram encaminhados para o Programa Mais Educação para participarem de aulas de reforço na disciplina de matemática com os monitores. Os alunos que participaram das aulas de reforço com os monitores do Programa Mais Educação em contra turno tiveram uma melhora significativa, os alunos apresentaram uma compreensão com mais segurança dos conteúdos e na resolução dos seus problemas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jorge Miguel Lima Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMais educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectQuatro operações da Matemáticapt_BR
dc.titleAprendizagem matemática na perspectiva da Educação Integral: trabalhando as quatro operações básicas da Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Nunes Neto.pdf8.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.