Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jucicleide Francisca Meira da-
dc.date.accessioned2017-03-14T21:11:37Z-
dc.date.available2017-03-14T21:11:37Z-
dc.date.issued2016-10-26-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12810-
dc.descriptionSILVA, J. F. M. Os experimentos no estudo da Química e sua importância para a aprendizagem no Ensino Médio. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA Química de fato está presente em todos os aspectos de nossas vidas e é por meio dela que o homem faz a utilização de praticamente todos os produtos encontrados no nosso cotidiano. O presente estudo tem como tema os experimentos no ensino da Química e sua importância para aprendizagem no Ensino Médio sendo assim foi abordada a importância da utilização de experimentos práticos nesta disciplina como forma para uma aprendizagem mais concreta e contextualizada. O tema surgiu em decorrência de estudos realizados ao longo da formação acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Exatas com experiências vivenciadas no decorrer dos estágios curriculares como disciplina obrigatória. O objetivo principal deste trabalho é fazer uma investigação química através do uso de experimentos realizados em sala de aula e mostrar também ao professor que ele pode tornar as aulas mais dinâmicas através da aplicação desse recurso didático. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves na cidade de Patos - PB, no qual participaram os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Para isso, foi necessário analisar a relação dos experimentos e através da sua aplicação mostrar para o aluno que a prática e teoria caminham juntas. Foram realizados três experimentos explorando alguns conteúdos abordados em sala de aula Por se tratar de um trabalho de pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo foram alcançados resultados relevantes que mostram que a utilização de aulas experimentais na disciplina de Química aumenta o interesse do aluno, tornando assim, as aulas com experimentos uma ferramenta essencial na aprendizagem, uma vez que os alunos acreditam que a assimilação dos conteúdos melhora com aulas experimentais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraia Carvalho de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectExperimentos de Químicapt_BR
dc.subjectProfessor de Químicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleOs experimentos no estudo da Química e sua importância para a aprendizagem no Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucicleide Francisca Meira da Silva.pdf8.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.