Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12812
Título: Entre o esporte “na” escola e o esporte “da” escola: Um diálogo com Francisco Eduardo Caparroz
Autor(es): Martins, Walber Tiago de Morais
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Prática de esporte
Esporte na escola
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo com Francisco Eduardo Caparroz. Como dado empírico para nossas análises tomaremos como base os estudos realizados pelo mesmo, em seu livro “Entre a Educação Física na Escola e a Educação Física da Escola”, publicado em 2007, no qual infere uma análise sobre os elementos que compõem as características da Educação Física na Escola e da Escola. Como hipótese para nosso estudo identificamos que existe a possibilidade de, de forma análoga, extrairmos os sentidos e significados da relação entre a Educação Física na Escola e a Educação Física da Escola. Este estudo configura-se metodologicamente enquanto uma pesquisa qualitativa do tipo análise de conteúdo. Sendo assim, poderemos contribuir para um trato pedagógico diferente do usual, capaz de produzir uma cultura escolar de esporte que, ao invés de reproduzir as práticas hegemônicas atreladas ao esporte institucionalizado, possa estabelecer um confronto e contraposição de saberes, atribuindo novos sentidos/significados ao esporte praticado no ambiente escolar. Para constatar nossa hipótese e alcançar nosso objetivo, traçamos como objetivos específicos: 1) Realizar leitura atenta e pormenorizada da referida obra; 2) Procurar as relações e nexos existentes entre a Educação Física da e na Escola segundo Francisco Eduardo Caparroz; e 3) Estabelecer relação análoga entre a Educação Física da Escola e o Esporte da Escola. Compreendemos que com esta pesquisa, abre-se a possibilidade de outros trabalhos nessa perspectiva de análise e, além disso, pode trazer para linha de estudo do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, a saber, pensamento pedagógico da Educação Física Brasileira, elementos que auxiliem em novas sínteses.
Descrição: MORAIS, W. T. de M. Entre o esporte “na” escola e o esporte “da” escola: Um diálogo com Francisco Eduardo Caparroz. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12812
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walber Tiago de Morais Martins.pdfPDF - Walber Tiago de Morais Martins6.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.