Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12817
Título: Palavras cruzadas como instrumento de avaliação no ensino de funções inorgânicas
Autor(es): Campos, Lirian Ferreira
Palavras-chave: Ensino de Química
Recursos didáticos
Palavras cruzadas
Funções inorgânicas
Data do documento: 21-Jun-2016
Resumo: A utilização de propostas de ensino construtivistas e recursos didáticos para o Ensino de Química se constituem como ferramentas de apoio para o professor, uma vez que são capazes de despertar o interesse dos alunos, promovendo a interação em sala de aula e facilitando a compreensão dos conteúdos de Química. As palavras cruzadas se constituem como um dos recursos didáticos que podem contribuir para auxiliar o processo de construção do conhecimento, criando oportunidades onde o desafio e a curiosidade são favorecidos. Por ser um jogo que estimula a curiosidade, a criatividade, o raciocínio e por possibilitar exercitar e ampliar o vocabulário de for- ma desafiadora, as palavras cruzadas estão cada vez mais sendo utilizadas como ferramentas didáticas, podendo também atuar com um recurso avaliativo que pode ajudar o professor a diagnosticar a aprendizagem dos estudantes. Pensando nestas questões, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de aprendizagem dos alunos no estudo das funções inorgânicas (ácidos e bases) a partir da aplicação de um instrumento de avaliação (palavras cruzadas) com alunos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Alagoa Nova-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo participante da pesquisa, foram 25 alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Médio. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário baseado na escala Likert, contendo 5 questões para avaliação da proposta didática pelos estudantes. No que se refere à avaliação da aprendizagem dos sujeitos, foram aplicadas as palavras cruzadas contendo 10 questões sobre o conteúdo químico explorado. Os dados foram organizados em tabelas e gráficos, sendo interpretados e analisados á luz do referencial teórico. Os resultados revelam que os estudantes avaliaram de forma positiva a pro- posta e o recurso didático. No que se refere à aprendizagem do conteúdo, percebe- se que os estudantes tiveram um excelente rendimento após a aplicação da proposta didática.
Descrição: CAMPOS, L. F. Palavras cruzadas como instrumento de avaliação no ensino de funções inorgânicas. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12817
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lirian Ferreira Campos.pdfPDF - Lirian Ferreira Campos9.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.