Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12824
Título: O clipe documental como expressão e resistência diaspórica
Autor(es): Oliveira, Clordana Helen Lima de Aquino
Palavras-chave: Videoclíptico
Diáspora
Construção social
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: O presente trabalho consiste na aplicação de um estudo com base no experimento de um segmento na produção de clipes. O videoclíptico, como estudiosos e diretores vem definindo, se preocupa em valorizar a mensagem que a canção reproduz, trabalhando seus conceitos sociais, críticos e expressivos, com auxílios estéticos, documentais e cinematográficos em sua composição. A partir da canção Diáspora, obra do cantor Thiago Elniño, que inspirou a execução desse estudo, realçando e compondo juntamente as características da ferramenta videoclíptica, expressando sua importância diante a valorização da cultura afro em esfera religiosa. A diáspora revela a dispersão forçada de um povo em consequência de perseguições étnicas, políticas e religiosas, e é através dessa dispersão, não atoa para a execução deste projeto, que mídia e história se unem na produção de uma narrativa que busca colaborar em prol de uma construção social, capacitando sua resistência através de imagem, som e luta. Essa experiência compõe em seu roteiro, o sentimento realizado de poder colaborar com o trabalho da comunicação, diante suas responsabilidades sociais.
Descrição: OLIVEIRA, C. H. L. de A. O clipe documental como expressão e resistência diaspórica. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Relatório]. "Esse trabalho contém um vídeo que encontra-se disponível para consulta na biblioteca CIA1".
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12824
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clordana Helen Lima de Aquino Oliveira.pdf1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.