Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12825
Título: O Quilombo de Caiana dos Crioulos: um diálogo entre tempo e trajetória da população negra em Alagoa Grande - PB
Autor(es): Beltrão, Caio César de Oliveira
Palavras-chave: Quilombo
Comunidade quilombola
Caiana dos crioulos
Reportagem especial
Alagoa Grande - PB
Negro
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se enquanto um produto midiático, tipificado como reportagem especial pautada nas tradições, estórias, lendas e danças da comunidade quilombola “Caiana dos Crioulos”, durante o evento cultural “Caminhos do Frio” na cidade de Alagoa Grande – PB. A partir do entendimento do quilombo como emissor dessas tradições, lançamos um olhar sobre a população negra do município, fazendo-se representados personagens icônicos como Jackson do Pandeiro e Margarida Maria Alves, símbolos de resistência, assim como os próprios quilombos. Desse modo, objetivamos o desenvolvimento de capacidades técnicas de uma produção jornalística para TV e para a Internet; a ampliação das técnicas do fazer jornalístico na prática, tais como produção, reportagem, gravação, edição, além da busca na identificação de elementos que colaborem na construção audiovisual de uma reportagem especial focada em costumes e crenças. Desenvolvemos o trabalho de campo, durante uma ida à comunidade quilombola e a alguns museus da cidade, em um momento particular de abertura para que turistas e visitantes entrassem em contato com os seus costumes, tradições e estórias da comunidade. Metodologicamente, o estudo esteve amparado pela orientação e direcionamento teórico em comunicação social, no campo do jornalismo, tais como a pré-produção, execução e pós-produção. O material coletado passou por um processo de roteirização e edição, tendo como resultado uma produção audiovisual e um relatório escrito, onde serão apresentados seus aspectos teóricos e conceituais.
Descrição: BELTRÃO, C. C. de O. O Quilombo de Caiana dos Crioulos: um diálogo entre tempo e trajetória da população negra em Alagoa Grande - PB. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Relatório]. "Esse trabalho contém um vídeo que encontra-se disponível para consulta na biblioteca CIA1"
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12825
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio César de Oliveira Beltrão.pdf2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.