Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12830
Título: Planejamento e gestão de recursos hídricos em pauta: uma análise da Revista planeta
Autor(es): Sousa, André Luis Macedo de
Palavras-chave: Jornalismo ambiental
Semiótica do discurso
Gestão hídrica
Revista planeta
Data do documento: 16-Set-2016
Resumo: Este trabalho busca contribuir com os estudos do jornalismo ambiental investigando a aplicabilidade das suas funções e de seus principais conceitos. Através de uma revisão bibliográfica, estudou-se a cobertura da Revista Planeta, da Editora Três, no ápice da crise hídrica no Sudeste, compreendido entre setembro de 2014 e setembro de 2015. Para tanto, discutiu-se o conceito de entropia e a necessidade de estabelecimento de uma nova ética ambiental (LEFF, 2010), situou-se o jornalismo ambiental como um dos responsáveis pela propagação desta “nova ética” (BUENO, 2007) e, por fim, utilizando o método da semiótica do discurso (BARROS, 2008), analisou-se o objeto de estudo, buscando suas funções e os atores sociais que tiveram direito à voz. Ao final desta pesquisa, compreendemos que os textos em estudo, mesmo apresentando alguns problemas, atendem às três funções do jornalismo ambiental, o que mostra um periódico caminhando na direção deste segmento.
Descrição: SOUSA, A. L. M. de. Planejamento e gestão de recursos hídricos em pauta: uma análise da Revista planeta. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12830
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Luis Macedo de Sousa.pdf553.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.