Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12838
Título: Uma análise do processo de ressocialização dos adolescentes que cumprem a medida socio-educativa de internação
Autor(es): Barbosa, Nycole Elizabety Chagas
Palavras-chave: Adolescente
Medida socioeducativa
Ressocialização
Data do documento: 6-Jul-2016
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar os desafios dos adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa no Lar do Garoto Pe. Otávio Santos na cidade de Lagoa Seca-PB. O trabalho teve como motivação a experiência vivenciada no campo de estágio curricular do curso de Serviço Social, na Vara Privativa da Infância e Juventude (hoje denominado Complexo Jurídico da Infância e Juventude), da Comarca de Campina Grande-PB (setor infracional), de junho de 2013 a maio de 2014. No decorrer deste período fomos visitar a instituição Lar do Garoto e constatamos o quanto o processo de ressocialização* dos que cumprem a medida em meio privado de liberdade apresenta dificuldades na reintegração e, em contrapartida observamos algumas alternativas para que haja de fato essa ressocialização. O trabalho é de natureza bibliográfica e documental, possui observações e conversas informais com profissionais do setor. Foi desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa. Apontaremos alternativas que permeiam essa reintegração, passando pela criação de Leis que beneficiam os participantes ativos desse processo, como: o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) - Lei n. 8.069 de 13 de julho de 1990; o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), entre outros dispositivos criados no propósito de cuidar e proteger a criança e o adolescente em todo o território nacional.
Descrição: BARBOSA, N. E. C. Uma análise do processo de ressocialização dos adolescentes que cumprem a medida socio-educativa de internação. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12838
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nycole Elizabety Chagas Barbosa.pdf684.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.