Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12840
Título: Serviço social, desafios atuais e suas expressões na prática profissional na saúde
Autor(es): Souza, Maria de Fátima de
Palavras-chave: Serviço social
Assistente social
Assistência social
Profissional de saúde
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: O presente artigo tem como objeto de análise os desafios atuais impostos ao Serviço Social, e suas expressões na prática profissional na saúde na atual conjuntura de um capitalismo em crise e de avanço de serviços privados, em detrimento da participação estatal, no referido setor. Para tanto, procuramos traçar um pouco do contexto historico da profissão enfatizando a construção do seu Projeto Ético- Político, fazendo em seguida a análise dos anos 1990 e 2000 e seus impactos na política de saúde, realizando, por fim, a análise do serviço social na cena contemporanea e os principais desafios para sua atuação na saúde. O estudo foi de cunho bibliográfico, se utilizando de parte significativa da produção teórica crítica do Serviço Social. A partir do estudo foi possível apreender a existência de diversos desafios para a efetivação do trabalho do Assistente Social na Política de Saúde, dentre eles, a investida do Neoliberalismo no ensino superior, as transformações no mundo do trabalho, o novo perfil imposto pelo mercado ao Assistente Social. Os resultados apontam para a necessidade de se pensar o Serviço Social inserido no setor público de saúde de forma interdisciplinar e multiprofissional, considerando as condições objetivas e subjetivas de sua atuação.
Descrição: SOUZA, M. de F. de. Serviço social, desafios atuais e suas expressões na prática profissional na saúde. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12840
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima de Souza.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.