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Título: Acolhimento institucional: reflexão da trajetória da política de proteção integral a crianças e adolescentes no contexto brasileiro
Autor(es): Luiz, Josenilda Santos
Palavras-chave: Infância
Adolescência
Acolhimento institucional
Direitos da criança e do adolescente
Medida protetiva
Data do documento: 16-Dez-2016
Resumo: O presente estudo parte do pressuposto que o acolhimento institucional no contexto brasileiro se caracteriza como uma Medida de Proteção à criança e ao adolescente que é aplicada quando estes se encontram em situação de vulnerabilidade social e destaca a convivência familiar como sendo algo de extrema importância no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Neste sentido, o presente trabalho se estruturou procurando compreender como se desenvolveu a proteção integral à criança e ao adolescente e os aspectos que norteiam o acolhimento institucional. Para a viabilização deste estudo fez-se uso da pesquisa bibliográfica com base em autores que abordam a temática e da pesquisa documental a partir da consulta a leis e regulamentos que versam sobre a área da infância. Com o referido estudo, pudemos compreender como se desenvolveu a política de atendimento à infância e juventude no país e os avanços obtidos com a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Refletimos também sobre a importância da preservação dos vínculos familiares e comunitários, mesmo em situações em que as relações familiares estejam fragilizadas. Concluímos o estudo ressaltando que o acolhimento institucional é uma medida que visa à proteção da criança e do adolescente, mas que a mesma deve ter caráter excepcional, pois a prioridade deve ser o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o que reforça a importância de políticas públicas que contribuam para garantir os direitos fundamentais das famílias, pois a fragilização das mesmas atinge diretamente as crianças e os adolescentes.
Descrição: LUIZ, J. S. Acolhimento institucional: reflexão da trajetória da política de proteção integral a crianças e adolescentes no contexto brasileiro. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12845
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