Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12863
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Viviane | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-17T15:39:42Z | - |
dc.date.available | 2017-03-17T15:39:42Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-21 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12863 | - |
dc.description | FERREIRA, V. A relação entre a Matemática Escolar e a Matemática Cotidiana na percepeção dos alunos do 3º Ano do ensino médio de uma escola estadual em Santa Luzia - PB. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Matemática consiste em uma das ciências mais importantes do mundo moderno, em diversas situações do dia a dia das pessoas, ela está presente. Nas últimas décadas, o ensino da matemática tem passado por muitos questionamentos, sendo os resultados insatisfatórios dos estudantes nos diversos níveis de ensino, o principal deles. Pesquisas revelam que quase 90% dos alunos brasileiros do ensino médio encerram esse ciclo sem dominar o conteúdo matemático que deveriam. Apesar de toda sua relevância na sociedade atual, a matemática escolar é temida por muitos estudantes. Hoje, o ensino da disciplina, tem maior necessidade de efetivar a contextualização dos conhecimentos matemáticos escolarizados aos saberes prévios dos alunos, adquiridos no dia a dia, como importante fator a ser considerado no processo de ensino-aprendizagem. Constitui objetivo geral deste trabalho monográfico verificar se os alunos do 3° ano de uma Escola Estadual em Santa Luzia - PB conseguem relacionar os conhecimentos matemáticos escolarizado com atividades desenvolvidas no cotidiano. De modo específico, expor as orientações teóricas e legais para o ensino da matemática, destacando a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo de ensino. O estudo possui abordagem quanti-qualitativa, cujo desenvolvimento ocorreu através de pesquisa bibliográfica e de campo, nesta fase empírica participaram 66 alunos. Todos os dados foram obtidos por meio de um questionário. Verificou-se, a partir dos dados, que a maioria dos estudantes investigados não gosta de matemática, que o ensino tradicional prejudica a aprendizagem nessa disciplina e poucos conseguem aplicar os conhecimentos matemáticos escolarizados nas atividades do dia a dia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A relação entre a Matemática Escolar e a Matemática Cotidiana na percepeção dos alunos do 3º Ano do ensino médio de uma escola estadual em Santa Luzia - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Viviane Ferreira.pdf | 10.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.