Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12869
Título: Produção de um protótipo intuitivo para auxiliar na alfabetização de alunos com Síndrome de Down
Autor(es): Ferreira, Jordan Santos
Palavras-chave: Síndrome de Down
Software Educacional
Alfabetização
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Estudos apontam que crianças com Síndrome de Down inseridas em salas de aulas convencionais têm enfrentando dificuldades mediante problemas de prejuízo nas atividades cognitivas causadas por uma anomalia genética perceptível desde os primeiros anos de vida. Diante disto, discutem-se alternativas que possam instigar e desenvolver o processo fonológico através de atividades que estimulam a percepção e a memória auditiva, trabalhadas na fase de alfabetização, visando à diminuição do impacto da leitura, da escrita e da comunicação do portador de Síndrome de Down. Este trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma técnica educacional para crianças com Síndrome de Down na fase de alfabetização, a ser utilizado como uma ferramenta de apoio no processo de aquisição da leitura e da escrita. Um Software educacional foi desenvolvido como ferramenta propulsora de alfabetização, composta de caráter lúdico e interativo, apresentando como principais resultados a motivação e disposição apresentada pelas crianças no manuseio do equipamento e na resolução das questões propostas. A voz animada e a possibilidade de desenhar na tela, de certa forma, encantou a criança nessa atividade de aprender brincando. A educação deve ser acessível e ilimitada, sendo tarefa de todos os profissionais que atuam na área, a possibilidade de ampliar esse acesso e garantir a efetividade na aprendizagem.
Descrição: FERREIRA, J. S. Produção de um protótipo intuitivo para auxiliar na alfabetização de alunos com Síndrome de Down. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12869
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordan dos Santos Ferreira.pdf11.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.