Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12873
Título: A usabilidade do Dosvox como software de acessibilidade e integração para deficientes visuais
Autor(es): Silva, Marianne Felix da
Palavras-chave: Usabilidade
Dosvox
Deficiência visual
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: O desenvolvimento de softwares com sistemas vocais não é uma garantia para um processo interativo de qualidade entre usuários com deficiência visual e sistemas computacionais. Diante disso, este trabalho teve como finalidade a avaliação do sistema DOSVOX segundo o padrão ISO 9241, objetivando, principalmente, contribuir com os estudos desenvolvidos a seu respeito por meio da usabilidade do sistema, para isso, foi possível compreender que o software em estudo abrange os processos e técnicas já conhecidas pela comunidade de IHC (Interação Homem-Máquina). A abordagem metodológica foi avaliada a partir de um percurso cognitivo envolvendo a avaliação da acessibilidade do sistema computacional DOSVOX, desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o objetivo de auxiliar usuários com deficiência visual no uso de redes computacionais. Desse modo, foram encontrados problemas de usabilidade na interface do sistema DOSVOX, o que gerou resultados relevantes demonstrando que a abordagem de avaliação proposta produziu efeitos complementares e reforçou a relevância da utilização de uma abordagem de testes para avaliação da usabilidade do sistema.
Descrição: SILVA, M. F. A usabilidade do Dosvox como software de acessibilidade e integração para deficientes visuais. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12873
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marianne Felix da Silva.pdf5.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.