Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12878
Título: Clima organizacional da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar da Cidade de Patos - PB
Autor(es): Medeiros Filho, Adilson Moreira de
Palavras-chave: Clima Organizacional
Servidores Públicos
Satisfação do servidor
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: Mensurar o clima do ambiente interno das organizações públicas ou privadas vem sendo relevante para as organizações modernas que buscam a excelência. Este processo inicia-se compreendendo o que se passa no interior das organizações e tentando entender o que as pessoas querem, considerando o dilema das diferentes expectativas para garantir a satisfação. Este estudo tem o objetivo de mensurar o Clima Organizacional de uma Instituição Pública localizada na cidade de Patos - PB e propor melhorias que minimizem os aspectos desfavoráveis evidenciados, considerando que colaboradores satisfeitos podem representar um diferencial competitivo nas organizações. O estudo classificou-se por dois critérios básicos: quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins à pesquisa é descritiva e quanto aos meios bibliográfica e de campo, incluindo a aplicação de questionário junto ao quadro de servidores efetivos que compõem a parte administrativa da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar, coletando dados primários da instituição pesquisada. O conjunto de fatores propostos para a avaliação do clima da Instituição aborda variáveis como: vida profissional, estrutura organizacional, remuneração, segurança profissional, transporte dos funcionários, ambiente de trabalho, burocracia, cultura organizacional, assistência aos funcionários, convivência familiar, situação financeira, vida social, saúde e segurança pública. Os resultados evidenciados em aproximadamente 68,75% das respostas sugerem que o clima organizacional da instituição hora em análise é favorável, propicia as pessoas serem proativas, partilhar conhecimentos, ter iniciativas e atitudes; porém as respostas neutras, ou seja, mais ou menos, somadas as negativas diminui a veracidade desta mensuração evidenciando que existem melhorias a serem adotadas para assegurar um maior nível do clima organizacional favorável, em especial o que se relaciona a vida profissional, remuneração e assistência à saúde.
Descrição: MEDEIROS FILHO, A. M. Clima organizacional da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar da Cidade de Patos - PB. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12878
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adilson Moreira de Medeiros Filho.pdf283.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.