Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12880
Título: Processo de formação do plano estratégico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP): entre 2012 e 2015
Autor(es): Firmo Júnior, Antônio Rocha
Palavras-chave: Formação de estratégias
Ministério do planejamento, orçamento e gestão
Modelo de Mintzberg e Waters (1985)
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Existe um amplo consenso entre os gestores de organizações públicas e os especialistas que o planejamento é um componente essencial de uma boa gestão. O planejamento ajuda a garantir que a organização permanece relevante e sensível às necessidades de sua comunidade, e contribui para estabilidade e crescimento organizacional. O objetivo deste estudo foi de analisar como ocorreu o processo de formação do plano estratégico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) - entre 2012 e 2015. Para tal, foi empregada a abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso único e o instrumento adotado para a coleta dos dados foi a análise documental. A análise dos dados dividiu-se em três etapas: a da apresentação das principais metas estabelecidas pelo MP, os resultados alcançados em cada ano e a correlação das estratégias ao modelo de Mintzberg e Waters (1985). O trabalho possibilitou constatar que os macro-objetivos tiveram como características a estratégia planejada e a guarda-chuva, diferentemente dos processos internos, que tiveram o desenvolvimento das estratégias com foco no processo e, por fim, as ações de sustentação voltadas para a estratégia planejada e ideológica. Também foi possível constatar que metas estabelecidas pelo MP não foram cumpridas de acordo com o que fora planejado para o referido período.
Descrição: FIRMO JÚNIOR, A. R. Processo de formação do plano estratégico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP): entre 2012 e 2015. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12880
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Rocha Firmo Júnior.pdf488.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.