Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12881
Título: Importância do planejamento financeiro pessoal: uma avaliação do perfil de clientes de um banco de economia mista na cidade de São Bento - PB
Autor(es): Silva Sobrinho, Carlos Roberto Jerônimo da
Palavras-chave: Planejamento financeiro
Comportamento do consumidor
Crescimento econômico
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: No contexto de crise e turbulências financeiras o planejamento financeiro pessoal se torna uma ferramenta de gestão eficaz no controle de gastos, receitas e direcionamento de investimentos. Este artigo aborda a área de planejamento financeiro pessoal com foco no impacto nas finanças pessoais e no comportamento dos consumidores. O estudo tem como tema a Importância do planejamento financeiro pessoal: uma avaliação do perfil de clientes de um banco de economia mista na cidade de são bento - PB. No trabalho são abordados temas como funcionalidade da demanda no mercado, custo de oportunidade, caracterização do planejamento pessoal e sua relação com crescimento econômico e comportamento do consumidor. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de questionário estruturado, aplicado para 101 correntistas, A amostra foi selecionada de maneira não probabilística por conveniência. Como principais resultados a pesquisa mostrou que mais da metade dos correntistas possui conhecimento em finanças pessoais, buscam aprimorar esse conhecimento e fazem o planejamento financeiro de forma correta, quanto ao comportamento do consumidor a situação financeira e necessidades falam mais alto na hora de consumir ou adquirir algo, e que as pessoas atualmente tem preferido adiar o consumo e conter os gastos.
Descrição: SILVA SOBRINHO, C. R. J. Importância do planejamento financeiro pessoal: uma avaliação do perfil de clientes de um banco de economia mista na cidade de São Bento - PB. 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12881
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Roberto Jerônimo da Silva Sobrinho.pdf818.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.