Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12896
Título: Comercialização de artigos têxteis na Feira da Pedra de São Bento: impactos dos produtos chineses sobre as externalidades locais
Autor(es): Dantas, Luzia Patrícia Fonseca
Palavras-chave: Indústria Têxtil
Concorrência de mercado
Econômia de São Bento - PB
Data do documento: 7-Out-2016
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da comercialização de produtos chineses na Feira da Pedra, sobre as externalidades locais. Em particular, procura examinar em que medida o comércio local tem sido afetado pela importação e comercialização de artigos têxteis chineses. Para isso, o estudo utilizou de pesquisa descritiva e abordagem qualitativa, tendo como ferramenta de coleta de dados a aplicação de entrevistas. A indústria têxtil é a principal atividade econômica do município de São Bento-PB, sua economia gira quase que totalmente em torno da produção de utensílios maquinofaturados e artesanais. Atualmente, devido à comercialização de artigos têxteis chineses na Feira da Pedra, esse setor vem enfrentando alguns desafios, como fechamento de algumas fábricas têxteis, demissões, concorrência, preços competitivos, redução no volume de produção e consumo. A partir da análise de dados foi possível perceber que a entrada de artigos têxteis chineses na Feira da Pedra, causaram externalidades positivas, quando estas foram favoráveis e negativas quando foi danoso. Não só para quem trabalha com a venda do produto acabado, mas também para aqueles feirantes que, além disso, fabrica os artigos têxteis que comercializam. Estes, com suas fábricas geravam muitos empregos formais e informais, sendo responsável pela geração de emprego e renda para muitas famílias do município.
Descrição: DANTAS, L. P. F. Comercialização de artigos têxteis na Feira da Pedra de São Bento: impactos dos produtos chineses sobre as externalidades locais. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12896
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luzia Patrícia Fonseca Dantas.pdf550.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.