Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12899
Título: A desmistificação de uma vida sedentária: uma análise dos grupos da terceira idade do SESC - Açude velho
Autor(es): Rodrigues, Késsia Andreza Pereira Rodrigues
Palavras-chave: Envelhecimento populacional
Idoso
Serviço Social do Comércio - SESC
Terceira idade
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: O envelhecimento populacional tornou-se um grande desafio para a sociedade brasileira, gerando grandes rebatimentos no Serviço Social, e por se tratar de um país em constante desenvolvimento, como o nosso, é que esse fenômeno ganham mais espaços e cuidados. O interesse pelo tema foi motivado a partir da experiência de estágio no SESC- Campina Grande, unidade Açude Velho, junto ao TSI (Trabalho Social com Idosos) no período de 10 (dez) meses, onde reafirmou a importância da atuação do serviço social nesse âmbito, desmistificando imposições da sociedade com grandes resquícios de conservadorismo que persiste, e que ao mesmo tempo dá espaços para debates acerca da ausência de políticas públicas de atenção aos idosos e anulação de direitos que muitas vezes não são reconhecidos. O presente trabalho tem como objetivo descontruir essa ideia do idoso como ser incapaz de realizar suas atividades diárias, assim como mostrar o processo do envelhecimento nos países, em especial o Brasil, que se encontra em processo de estruturação para o aumento esperado dessa população. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa- ação em que através de palestras, atividades socioeducativas, entrevistas informais realizadas, debates acerca das maiores dificuldades enfrentadas, a questão da acessibilidade desses idosos no meio em que vivem, e suas opiniões sobre o serviço prestado pela equipe gerando um espaço para sugestões e/ou reclamações assim como, anseios para uma melhoria de vida. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa com base em investigações bibliográficas de autores como, Simone de Beauvoir, Sálvea de Oliveira Campello e Paiva, Norberto Bobbio, dentre outros, que norteou para melhor entendimento desse fenômeno na sociedade, além de informações colhidas pelos idosos do SESC- Açude Velho. Entendemos que o idoso ainda é pouco assistido pela sociedade, e tem muitas experiências e sabedoria sucumbida pelo preconceito ainda vivido.
Descrição: RODRIGUES, K. A. P. A desmistificação de uma vida sedentária: uma análise dos grupos da terceira idade do SESC - Açude velho. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12899
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kessia Andreza Pereira Rodrigues.pdf898.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.