Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12907
Título: Violência doméstica contra a mulher: um estudo no município de Lagoa Seca - PB
Autor(es): Silva, Danieli Cristina dos Anjos
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Lei Maria da Penha
Políticas públicas
Violência doméstica
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa de iniciação científica do PIBIC que teve como objeto de estudo a violência doméstica contra a mulher no município de Lagoa Seca- PB. A pesquisa foi realizada na Delegacia local que apesar de não ser especializada para mulher e não contar com uma equipe multidisciplinar, atende as mulheres vítimas de violência doméstica, e ainda no Centro de Referência de Assistência Social. Os dados foram coletados através de consulta aos livros de registros de ocorrências, os registros das fichas de denúncias e também entrevistas com algumas vítimas. Neste sentido, procurou-se identificar se o atendimento que a Delegacia de Polícia e o Centro de Referência de Assistência Social oferecem, seja em nível psicossocial e/ou jurídico, está sendo positivo para as mulheres vítimas de violência. Os dados coletados foram analisados, considerando-se os fatores sociais, econômico e cultural das vítimas, bem como as políticas públicas voltadas ao combate à violência, que buscam garantir a cidadania para as mulheres. Foi analisado também o atendimento oferecido pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na cidade de Campina Grande, e a percepção das vítimas sobre o mesmo. Para tanto, foi feita uma análise das ações de proteção às mulheres e se estas estão sendo implantadas conforme as diretrizes da Lei n. 11.340/06, intitulada de Maria da Penha, que cria mecanismos de enfrentamento a violência contra a mulher, buscando coibir e prevenir ações contra a integridade física e moral das mulheres e uma maior punição para os agressores.
Descrição: SILVA, D. C. dos A. Violência doméstica contra a mulher: um estudo no município de Lagoa Seca - PB. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12907
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danieli Cristina dos Anjos Silva.pdf609.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.