Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12914
Título: Rede bancária x sistema cooperativista: uma análise da visão do cooperado da CREDUNI - UEPB - Campus I Paraíba
Autor(es): Alves Júnior, Anderson Louiz
Palavras-chave: Rede bancária
Sistema cooperativista
Cooperado
CREDUNI
Data do documento: 7-Jun-2014
Resumo: Este trabalho aborda o embate entre o sistema bancário e o sistema cooperativista com uma proposta de analisar a percepção que os cooperados da CREDUNI, UEPB, Campus I, Paraíba, têm sobre as diferenças entre o cooperativismo de crédito e o sistema bancário. Buscou-se realizar um estudo de percepção avaliando a leitura que os cooperados fazem das diferenças de serviços prestados entre a rede bancária e as cooperativas de crédito. Para a realização da pesquisa utilizamos o método de abordagem dedutivo, a partir da hipótese de que estes têm uma visão da cooperativa como possibilidade vantajosa de melhor opção financeira com menores custos e melhores rendimentos. A pesquisa teve como proposta teórico-metodológica um levantamento quantitativo, onde foi traçado o perfil o perfil sócio-econômico-cultural de uma amostra aproximada de 10% dos cooperados da CREDUNI/UEPB/ Campus I, considerando os critérios de estratificação (idade, sexo, renda, formação, etc). Os resultados apontam uma significativa percepção das diferenças entre esses sistemas e da compreensão da cooperativa como uma possibilidade atrativamente econômica de investimento e de possível socialização de capital. Esse trabalho pretende contribuir para se pensar o cooperativismo numa perspectiva pragmática, a partir do olhar e da demanda de interesses de seus associados.
Descrição: ALVES JÚNIOR A. L. Rede bancária x sistema cooperativista: uma análise da visão do cooperado da CREDUNI - UEPB - Campus I Paraíba. 2014. 28f. Monografia (Especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12914
Aparece nas coleções:I - GCC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anderson Louiz Alves Júnior.pdf574.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.