Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12917
Título: Planejamento de marketing em uma cooperativa de crédito
Autor(es): Guedes, Bruno Gomes
Palavras-chave: Planejamento de marketing
Estratégias
Cooperativa
Matriz SWOT
Data do documento: 11-Abr-2014
Resumo: Este trabalho teve como objetivo o estudo da gestão da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado da Paraíba Ltda (CREDUNI), como forma de gerar uma melhoria nos negócios e assim ampliar o quadro social da cooperativa. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva e qualitativa através do estudo de caso, o que possibilitou pesquisar com profundidade a organização. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a abordagem participativa e o questionário dirigido aos cooperados da CREDUNI PA UFPB (tamanho da amostra finita). O referencial teórico abordou bibliografia de marketing e estratégia, destacando a análise da matriz SWOT, a qual foi eleita como a mais adequada ferramenta de gestão para o caso da cooperativa. Foram verificados os pontos fortes e fracos, bem como as ameaças e as oportunidades da cooperativa, segundo a visão dos seus cooperados. Concluiu-se com o estudo que a cooperativa CREDUNI PA UFPB teria que estabelecer critérios mais eficazes para a comunicação de seus objetivos e metas aos cooperados. Foi sugerido à cooperativa a elaboração de um planejamento de marketing adequado às necessidades da organização, incluindo a descrição de estratégias de marketing como forma de trazer maior envolvimento dos cooperados atuais e incentivar a entrada de novos cooperados ao quadro social.
Descrição: GUEDES, B. G. Planejamento de marketing em uma cooperativa de crédito. 2014. 39f. Monografia (Especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12917
Aparece nas coleções:I - GCC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bruno Gomes Guedes.pdf778.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.