Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12919
Título: Cooperativas de livre admissão: análise crítica à resolução 3.106/2003 do Conselho Monetário Nacional
Autor(es): Lima, Flávio Henrique de
Palavras-chave: Cooperativa de livre admissão
Cooperativismo de crédito
Rentabilidade financeira
Conselho Monetário Nacional
Data do documento: 23-Abr-2014
Resumo: As cooperativas são organizações constituídas legalmente e regidas por legislação própria. Segundo a Lei nº. 5.764/71, que define a Política Nacional do Cooperativismo e o sistema jurídico das cooperativas, estas são “sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, constituídas para prestar serviços aos cooperados. Justificando a relevância deste trabalho apresenta uma análise a constituição de cooperativas de livre admissão. Como Objetivo Geral este trabalho pretende realizar uma analise crítica a resolução 3.106/2003 do CMN -Conselho Monetário Nacional. A metodologia consistiu em fazer uma revisão bibliográfica. A revisão de literatura refere-se ao levantamento do assunto do tema pesquisado. Abrange artigos com resultados de pesquisas, pontos de vista diversificados de autores, livros técnicos, etc. Para tal este trabalho foi estruturado em quatro seções, incluindo esta introdução. Na segunda seção, discutimos sobre a evolução das cooperativas de livre admissão. Na terceira seção, verificou-se a questão sobre análise a cooperativa de livre admissão e também sobre a sua Rentabilidade. Chegando a conclusão que a evolução normativa do cooperativismo de crédito, gerou um aumento no número de cooperativas de aproximadamente 80% em 13 anos, ao passar de 806, em dez/1990, para 1.454, em dez/2003, num movimento contrário a retração do setor bancário tradicional.
Descrição: LIMA, F. H. de. Cooperativas de livre admissão: análise crítica à resolução 3.106/2003 do Conselho Monetário Nacional. 2014. 19f. Monografia (Especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12919
Aparece nas coleções:I - GCC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Flávio Henrique de Lima.pdf462.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.