Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12921
Título: Leonor Teles: Flor de Altura e Aleivosa em dois romances
Autor(es): Costa, Rosemeri Verissimo Santana da
Palavras-chave: Leonor Teles
Protagonistas femininas
Romance histórico
Romance histórico contemporâneo
Romance histórico tradicional
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a personagem Leonor Teles de Meneses em dois romances: Leonor Teles, Flor de Altura (1916), da autoria de Antero de Figueiredo e Rosa Brava (2010) de José Manuel Saraiva; o primeiro denominado romance histórico tradicional e o segundo denominado romance histórico contemporâneo. É nosso intento estabelecer uma leitura comparada entre as duas obras, buscando traços de aproximação e diferença na maneira com que tratam a figura feminina. Sob tal perspectiva, observamos a releitura que o romance faz da História, privilegiando as classes marginalizadas que evoluem da condição de personagens periféricas à condição de protagonistas. Para isto, consideramos as constatações de alguns teóricos como Linda Hutcheon (1991), Marinho (1999) e Esteves (2010) que se dedicaram ao estudo desse gênero e discutem as relações entre História e Literatura. Embora não se trate de uma pesquisa em estudos de gênero, será necessário abordarmos alguns elementos deste universo teórico, bem como trazermos para a discussão os estudos da narratologia que sustentam um escopo sobre a categoria personagem.
Descrição: COSTA, R. V. S. da. Leonor Teles: Flor de Altura e Aleivosa em dois romances. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12921
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosemeri Verissimo Santana da Costa.pdfRosemeri Verissimo Santana da Costa726.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.