Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12927
Título: A gramaticalização do item até: mapeando multifunções
Autor(es): Ferreira, Floripes Florêncio
Palavras-chave: Vriação Linguística
Gramaticaização
Discursivização
Data do documento: 2016
Resumo: Essa pesquisa mostra um estudo do funcionamento do item linguístico ATÉ sob os aspectos sintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos em 06 entrevistas sociolinguísticas que se encontram transcritas no Projeto Variação Linguística no Estado da Paraíba (VALPB). O valor pragmático-discursivo adquirido por determinados itens linguísticos pode ser observado em situações reais de comunicação, e, para que se cumpra o circuito da comunicação, é necessário considerar a língua como estrutura maleável, sujeita a pressões de uso. Para realizar esta tarefa, então, o alicerce teórico é de cunho Funcionalista, segundo o qual os estudos linguísticos devem ser baseados no uso. Após mapear todas as ocorrências do ATÉ, investigamos e analisamos seus três diferentes usos: 1º) até espacial, 2°) até temporal e 3º) até textual. Com base nesses usos, pretendemos comprovar a hipótese de que o item ATÉ vem sofrendo um processo de gramaticalização, sobretudo no que se refere aos princípios de Hopper (1991). A análise, pois, baseia-se no estudo das diferentes etapas do continuum de gramaticalização (ESPAÇO > TEMPO > TEXTO), previsto por Heine et ali (1991). Os resultados revelam que o item ATÉ migra de uma função mais concreta para uma mais abstrata.
Descrição: FERREIRA, F. F. A gramaticalização do item até: mapeando multifunções. 2016. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12927
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Floripes Florêncio Ferreira.pdfFloripes Florêncio Ferreira489.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.