Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12928
Título: Celie Johnson e a construção da identidade da mulher negra em A cor púrpura, de Alice Walker
Autor(es): Araújo, Maria Júlia de Lima
Palavras-chave: Mulher Negra
Alice Walker
Identidade
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho pretende levantar uma discussão sobre construção da identidade da personagem protagonista Celie Johnson, do romance A Cor Púrpura, que representa a condição da mulher negra da Zona Rural do Sul dos Estados Unidos no início do século XX, da escritora afro-americana Alice Walker. Neste estudo relacionamos o processo de evolução da protagonista, uma jovem negra pobre e analfabeta, abusada física e psicologicamente por homens a quem está legalmente submissa e que a destroem, atrasam o seu desenvolvimento pessoal e a sua vida durante um longo tempo, até que a mesma consegue se libertar, sendo influenciada por outras mulheres fortes presentes na narrativa. A situação dessas mulheres negras é aqui abordada sob os aportes teóricos de MASSETO (1997); BOURDIEU (2002); HALL(2006); FANON(2008), entre outros, apresentando a condição de inferioridade da mulher negra daquela época, onde o machismo imperava, como também e principalmente a importância do letramento como mola propulsora para a evolução da protagonista e para a consecução da sua identidade pessoal, social, sexual e até mesmo da sua cidadania.
Descrição: ARAÚJO, M. J. de L. Celie Johnson e a construção da identidade da mulher negra em A cor púrpura, de Alice Walker. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12928
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Júlia de Lima Araújo.pdfMaria Júlia de Lima Araújo499.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.