Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12932
Título: As assombrosas curas da lymfoterapia: José Fábio Lyra e as vacinas feitas com a “seiva da vida”
Autor(es): Melo, Rosana do Nascimento Gomes
Palavras-chave: Medicina
Cura
Doença
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar a atuação dos chamados médicos populares, ou curandeiros, em especial José Fábio Lyra, que desenvolveu um método de cura chamado lymfoterapia na cidade de Bananeiras, localizada no brejo paraibano nos primeiros anos do século XX. A lymfoterapia consistia na fabricação e aplicação de vacinas feitas com a saliva de crianças sadias com o objetivo de assegurar a cura para as mais diversas enfermidades. A vacina do cuspe, como ficou conhecida, era um dos mecanismos de cura utilizados por curandeiros num momento em que o número de médicos responsáveis por atender a população era bastante pequeno. Dessa forma, discutimos o tema da medicina a partir de Michel Foucault (1979) ao pensar a institucionalização do médico e o controle de corpos por meio de normas. Assunto problematizado através das publicações do jornal A Noite, disponível na Hemeroteca Digital e dos relatos publicados por Oscar Oliveira de Castro em Medicina na Paraíba (1945). Conclui-se que, apesar do crescimento no número de médicos, esses ainda eram parcos no interior do estado da Paraíba, assim, as práticas de cura permaneciam sob o controle do práticos.
Descrição: MELO, R. do N. G. As assombrosas curas da lymfoterapia: José Fábio Lyra e as vacinas feitas com a “seiva da vida”. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12932
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosana do Nascimento Gomes Melo.pdfRosana do Nascimento Gomes Melo635.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.