Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12934
Título: Práticas didático-metodológicas de gramática nas aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental II
Autor(es): Silva, Jocélia de Lima Luis da
Palavras-chave: Ensino de Gramática
Práticas Metodológicas
Escola Básica
Data do documento: 2016
Resumo: Diante das dificuldades do ensino de língua portuguesa, em especial, gramática, na escola básica, esse artigo objetivou descrever e analisar algumas opções didático-metodológicas utilizadas por professores(as) no Ensino Fundamental de Escolas Públicas de Guarabira/PB. Como suporte teórico os estudos de Bakhtin (1999; 2006), Geraldi (2006), Antunes (2003; 2014); Travaglia (2002), Ilari (2011), Franchi (1998) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998; 2001) entre outros. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de cunho bibliográfico, com subsídio de pesquisa de campo e observação não participante. Quatro professores(as) foram entrevistados e destes, dois observados - quatro aulas de cada. Os resultados apontam que algumas práticas que se encaminham para novas posturas metodológicas, no entanto, apesar da inserção dos estudos linguísticos, ainda estão muito presentes na sala de aula de LP, antigas posturas metodológicas, no que diz respeito ao ensino de gramática.
Descrição: SILVA, J. de L. L. da. Práticas didático-metodológicas de gramática nas aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12934
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocélia de Lima Luis da Silva.pdfJocélia de Lima Luis da Silva1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.