Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12949
Título: Planejamento tributário: estudo de caso realizado em um comércio varejista de hortifrutigranjeiro
Autor(es): Barbosa, Rodrigo Gomes
Palavras-chave: Tributo
Regime tributário
Planejamento tributário
Carga tributária
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Um dos pilares que dificultam o desenvolvimento das empresas no Brasil, é a alta carga tributaria imposta por nossos representantes, assim neste trabalho foi abordado a temática de como a empresa pode sair ganhando financeiramente na escolha certa de seu regime tributário. Desta maneira, por meio de uma ferramenta de gestão, extremamente importante denominada de planejamento tributário, é onde surge a proposta da melhor escolha do regime, com a finalidade de reduzir ao máximo os encargos com tributação paga aos governos por parte da empresa, redução que tem caráter totalmente legal si amparada pela legislação brasileira competente. Este estudo adota como seu objetivo principal apontar a escolha do melhor regime tributário para uma empresa de comercio varejista de hortifrutigranjeiro, assim fazendo que a mesma pague menos tributos. Os objetivos específicos si direcionam a caracterizar os elementos do tributo, descrever classificação dos tributos, evidenciar os regimes tributários. Estudo este que teve por base a pesquisa quantitativa de caráter bibliográfica, utilizando-se um estudo de caso a respeito de uma empresa comercial varejista de hortifrutigranjeiro localizada no agreste da Paraíba. Concluindo-se que a opção ao Lucro Presumido é o melhor regime tributário para a empresa.
Descrição: BARBOSA, R. G. Planejamento tributário: estudo de caso realizado em um comércio varejista de hortifrutigranjeiro. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12949
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Gomes Barbosa.pdf780.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.