Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12950
Título: A ética no exercício da profissão contábil no Brasil
Autor(es): Coutinho, Jéssica Aleixo
Palavras-chave: Ética profissional
Profissional contábil
Código de ética
Data do documento: 17-Out-2016
Resumo: Este trabalho teve como objetivo descrever a importância da ética no exercício da Profissão contábil no Brasil, bem como a relevância da mesma para a sociedade, singularmente no meio empresarial. Foi apresentado o conceito filosófico da Ética como ciência da moral, relacionando esses conceitos com o Código de Ética do Profissional Contabilista, bem como questões éticas no exercício da profissão e da ética individual que rege o comportamento humano. Para o alcance do objetivo foi realizado uma revisão bibliográfica. Similarmente consultadas leis, Códigos de Ética Profissional, Código de Ética do Profissional Contábil e a legislação vigente, foi realizada uma revisão de literatura a fim de comparar resultados e buscar novas diretrizes para o referido problema de pesquisa. Pelo estudo verificou-se que a ética geral sugere obrigações e deveres que os indivíduos possuem para com o meio no qual estão inseridos, na sua convivência diária e que o julgamento ético é também determinado pelas tradições e costumes da sociedade onde vive o indivíduo enquanto ser social. Após a revisão da literatura foi possível constatar a necessidade do profissional de contabilidade exercer uma conduta ética, sem perder sua autonomia para trabalhar, já que a atividade do contabilista é a prestação de serviços, o fornecimento de informações e avaliações de natureza física, econômica e financeira sobre o patrimônio das empresas e também de pessoas físicas. Assim, este profissional deve assumir uma postura ética de acordo com as normas ditadas para o exercício legal da profissão a fim de não ser subornado pelas organizações.
Descrição: COUTINHO, J. A. A ética no exercício da profissão contábil no Brasil. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12950
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Aleixo Coutinho.pdf473.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.