Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12969
Título: O discurso sob a perspectiva político-ideológica em memes na rede social Facebook
Autor(es): Rocha, Josefa Iranete Justino
Palavras-chave: Linguagem
Análise de discurso
Memes
Data do documento: 2016
Resumo: O presente estudo visa analisar discursos que circulam como memes na rede social Facebook, partindo da perspectiva político-ideológica. Estudar a língua enquanto signo não é uma tarefa fácil, tendo em vista o seu caráter arbitrário. Para compreendê-la, faz-se necessário que se assuma uma postura diante às teorias que a estudam, bem como de seus fenômenos constituintes, como: a enunciação, o enunciado, o enunciado concreto e o discurso, de maneira mais restrita. Apoiando-se em ensinamentos da escola de Análise de Discurso Francesa, este trabalho tem como base teorias bakhtinianas, que consideram a língua um signo social, procurando, assim, correlacionar os sentidos existentes entre tais fenômenos, sendo este, pois, o seu corpo de estudo: a análise de formações discursivas que figuram como memes na rede social Facebook. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica de estudos de alguns teóricos que discorrem a respeito da temática como Bakhtin (2006), Brandão (2006), Maingueneau (1997), Orlandi (2013), Possenti (1993), Souza (2013), entre outros, além de uma pesquisa exploratória do objeto de estudo, através da rede social Facebook. Dessa forma, foi possível constatar que a linguagem é composta por ideologias, as quais afetam o sujeito que as propagam através de diversos gêneros textuais, dentre os quais, destacam-se os memes.
Descrição: ROCHA, J. I. J. O discurso sob a perspectiva político-ideológica em memes na rede social Facebook. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12969
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Iranete Justino Rocha.pdfJosefa Iranete Justino Rocha481.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.