Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12983
Título: Projetos habitacionais verticalizados destinados a população de baixa renda: uma análise da comunidade novo horizonte – João Pessoa/Paraíba
Autor(es): Silva, Gracyelle Nascimento
Palavras-chave: Programa habitacional
Habitação verticalizada
População de baixa renda
Data do documento: 10-Fev-2014
Resumo: A verticalização de unidades habitacionais destinadas à população de baixa renda constitui uma tendência da política habitacional registrada, nas últimas décadas e, por conseguinte, uma forma de enfrentamento ao histórico déficit habitacional do país.Nesse sentido, a presente produção acadêmica trata da problemática habitacional cujo principal objetivo é tecer uma análise sobre o perfil socioeconômico das famílias beneficiárias das unidades habitacionais verticalizadas da Comunidade Novo Horizonte, na cidade de João Pessoa/PB relacionando os dados coletados ao quadro de resistência evidenciado por estas famílias à tipologia verticalizada. Trata-sede um estudo de caso, quanti-qualitativo, bibliográfico e documental em que, a partir da análise dos cadastros dos beneficiários e observações empíricas travadas no cotidiano profissional, foi possível chegar a alguns resultados, como a situação de desemprego e insuficiência de renda da maioria dos beneficiários e sua repercussão nas condições de manutenção das moradias verticalizadas; inexistência de infraestrutura concomitante ao momento da entrega das novas moradias; ausência de prévio-diálogo, por parte do poder público, com as famílias sobre a especificação da nova forma de moradia, dentre outras questões. Portanto, a pesquisa revela que o direito do acesso a moradia, ainda, configura-se como um grande desafio para sua concretização, posto que este direito não se resume a aquisição de casa, mas, as condições mínimas de sobrevivência e participação dos beneficiários nas decisões, sobretudo, daqueles que se encontram numa situação de vulnerabilidade social.
Descrição: SILVA, Gracyelle Nascimento. Projetos habitacionais verticalizados destinados a população de baixa renda: uma análise da comunidade novo horizonte – João Pessoa/Paraíba. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2883
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12983
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gracyelle Nascimento Silva.pdfGracyelle Nascimento Silva575.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.