Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12987
Título: Gestão ambiental e sustentabilidade um estudo de caso na agência do Banco do Brasil de Alagoa Nova/PB.
Autor(es): Medeiros, Maria do Socorro Bezerra
Palavras-chave: Gestão ambiental
Desenvolvimento sustentável
Vantagem competitiva
Data do documento: 26-Mar-2014
Resumo: Nos últimos tempos, a gestão ambiental e a sustentabilidade vêm ocupando um espaço cada vez maior entre a sociedade e as empresas, o que, consequentemente acarreta em mudanças nas políticas de controle, gestão e acompanhamento ambiental dos processos produtivos das organizações. Assim, este trabalho teve o objetivo de mostrar como os funcionários da agência Alagoa Nova/PB avaliam a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável no Banco do Brasil como instrumento de vantagem competitiva. O trabalho focou-se no fato de que o setor financeiro tem avançado bastante na questão ambiental, buscando integrar o exercício de seu papel social às práticas de seus negócios, ressaltando a estratégia de negócio adotada pelo Banco do Brasil, no que se refere às ações voltadas a Agenda 21 e ao Programa de Ecoeficiência. Neste sentido, ao tentar acompanhar as transformações socioambientais, deixando de evidenciar apenas dados financeiros e alargando a sua base de informação ao fator social, a organização passa a ter uma forte vantagem competitiva nos seus controles gerenciais. Trata-se de um estudo de caso e que pode ser caracterizado como exploratório, onde foi aplicado um questionário estruturado com os seis funcionários que compõem a agência em estudo. Os resultados mostraram que a visão de sustentabilidade ambiental dos funcionários é paradoxa, pois, informaram não ter conhecimento e nem participarem das ações socioambientais promovidas pelo banco e, ao mesmo tempo declararam que essas ações são muito importantes para seus clientes, como para seus ambientes de trabalho. O estudo mostrou ainda, que grande parte das ações adotadas pelo banco relaciona-se ao monitoramento dos insumos no que condiz aos processos de impressão ou uso de papel.
Descrição: MEDEIROS, Maria do Socorro Bezerra. Gestão ambiental e sustentabilidade um estudo de caso na agência do Banco do Brasil de Alagoa Nova/PB. 2012. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3213
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12987
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Bezerra Medeiros.pdfMaria do Socorro Bezerra Medeiros707.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.