Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12990
Título: Análise da satisfação profissional dos servidores públicos: um estudo de caso no campus de Sumé/UFCG - Paraíba
Autor(es): Silva, Luiz Antônio Coelho da
Palavras-chave: Gestão pública
Gestão de pessoas
Satisfação profissional
Data do documento: 26-Mar-2014
Resumo: A importância da motivação dos funcionários nas empresas públicas ou privadas e a valorização do ser humano, antes visto como uma peça de uma engrenagem, e hoje tido como o principal ativo organizacional, um diferencial competitivo, demonstram a preocupação das organizações em favorecer um ambiente de trabalho propício para o aumento da produtividade. A motivação profissional geralmente decorre de fatores, como: a coordenação e a liderança da chefia, os sistemas de gestão, as condições de trabalho, os salários almejados, além do recebimento de bons salários e a valorização da pessoa no ambiente em que se presta a função pública. Assim, a gestão das organizações públicas precisa passar por novas formas de gerenciamento que aborde questões de liderança, gestão de pessoas e motivação profissional em suas capacitações e treinamentos com o quadro de pessoal. Os servidores técnicos administrativos compõem o capital humano das organizações públicas e, por isso, devem ser valorizados constantemente. Este estudo objetiva analisar os vários critérios que compõem a motivação profissional dos servidores técnicos administrativos do Campus de Sumé/UFCG, e para isso utilizou-se de um suporte e aparato documental e bibliográfico, com pesquisa de campo e suas anotações num diário de campo, demonstrando a importância da motivação para a melhoria da qualidade do atendimento às demandas públicas na educação brasileira. Os resultados demonstraram que com motivação adequada os servidores farão um trabalho de melhor qualidade e se sentirão mais satisfeitos no ambiente de trabalho, o que pode transformar sua vida na íntegra e o aumento do bem estar de toda a organização. Assim, a motivação profissional dos técnicos administrativos do estudo de caso em questão depende de variáveis, como: valorização da chefia, capacitação constante, melhores salários, concurso interno de remoção, alocação correta dos servidores nos setores e menor carga horária, dentre outras de suma importância para qualquer servidor público. Observou-se ainda, que deve haver uma maior integração do setor gestão de pessoas com os técnicos administrativos do Campus de Sumé para que haja a diminuição dos entraves e dificuldades relacionadas as relações humanas no serviço público. Novos estudos devem ser feitos a respeito desta temática de vital importância para a gestão pública brasileira.
Descrição: SILVA, Luiz Antônio Coelho da. Análise da satisfação profissional dos servidores públicos: um estudo de caso no campus de Sumé/UFCG - Paraíba. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3216
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12990
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Antônio coelho da Silva.pdfLuiz Antônio coelho da Silva628.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.