Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12992
Título: Proposta de um plano de ação para a gestão de uma escola municipal de Campina Grande - PB
Autor(es): Guimarães, Gabriella Vittorino
Palavras-chave: Escola municipal
Gestão escolar
Análise SWOT
Ciclo PDCA
Data do documento: 27-Mar-2014
Resumo: Pretende-se a partir dessa pesquisa contribuir para um melhor trabalho da gestão escolar da Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, localizada no município de Campina Grande-PB, de modo que a mesma venha a obter resultados futuros satisfatórios. O recorte para essa pesquisa foi uma única escola da rede municipal de ensino, onde foram ouvidos gestores e professores da mesma, com o propósito de ter uma visão mais ampla do ambiente. O objetivo é propor um plano de ação para a gestão escolar baseado nas fraquezas identificadas na análise SWOT. Para isso, teve-se como base a Análise SWOT e o Ciclo PDCA, em que o primeiro contribui no sentido de identificar os pontos positivos e negativos da organização, e o segundo para auxiliar na elaboração da proposta do plano de ação para a gestão da escola. A análise possibilitou perceber quais eram os principais problemas enfrentados na escola, em que se destacaram: falta de metas a serem alcançadas pela equipe escolar e falta de discussão acerca dos problemas existentes em sala de aula. Para buscar solucioná-los, a medida primordial foi elaborar um cronograma de monitoramento do processo que deverá ser seguido pela gestão da escola, com um posterior plano de ação, em que foram contemplados os oito passos do ciclo PDCA (identificação do problema, observação, análise, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão).
Descrição: GUIMARÃES, Gabriella Vitorino. Proposta de um plano de ação para a gestão de uma escola municipal de Campina Grande - PB. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3246
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12992
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriella Vittorino Guimarães.pdfGabriella Vittorino Guimarães1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.