Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12995
Título: LOA: imposição legal ou efetivo mecanismo de planejamento e gestão dos recursos públicos?
Autor(es): Vieira, Vinicius Almeida
Palavras-chave: Orçamento público
LOA
UEPB
Data do documento: 27-Mar-2014
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade verificar se a Lei Orçamentária Anual é respeitada efetivamente ou apenas se configura como mera imposição legal. Para tanto sendo o orçamento anual uma peça obrigatória dos entes da federação, ou seja, União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como, dos seus respectivos órgão integrantes, publicados anualmente, nos da o substrato necessário para nossa analise preliminarmente, entretanto nos restringirmos ao recorte analítico do orçamento anual da Universidade Estadual da Paraíba no período de 2008 a 2011. Para isso utilizamos um estudo exploratório e documental, com pesquisa bibliográfica e coleta de dados oficiais. Assim fazendo, verificamos que na pratica a LOA não é respeitada, evidenciando a falha no planejamento estatal, merecendo adequações para a sua efetiva realização. Como alternativas ao atual modelo orçamentário, que conforme estudo se mostra ineficiente, podemos citar uma maior difusão do orçamento participativo, bem como, a passagem para um modelo orçamentário impositivo e não autorizativo como temos nos dias atuais.
Descrição: VIEIRA, Vinicius Almeida. LOA: imposição legal ou efetivo mecanismo de planejamento e gestão dos recursos públicos. 2012. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3248
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12995
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vinicius Almeida Vieira.pdfVinicius Almeida Vieira837.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.