Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12999
Título: Diagnóstico do desempenho da Biblioteca pública Juarez da Gama Batista através da percepção de seus usuários - João Pessoa /PB
Autor(es): Nunes, Cybelle Macedo
Palavras-chave: Biblioteca pública Juarez da Gama Batista
Estudo de usuários-Biblioteca
Usuário-avaliação
Gestão pública
Data do documento: 2-Abr-2014
Resumo: A Biblioteca Pública – porta de acesso local ao conhecimento - fornece as condições básicas para aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais. Em face dessa abordagem configura-se a Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista como um ambiente dinâmico, de preservação do conhecimento, onde promove o acesso e a disseminação da informação para todos os cidadãos que a visitam. Este trabalho tem como objetivo conhecer melhor os usuários da Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista, bem como, de que maneira e em que grau, os serviços oferecidos atendem suas necessidades informacionais. A metodologia utilizada na pesquisa consta das seguintes etapas: pesquisa documental e bibliográfica; variáveis para análise do perfil do usuário. A coleta de dados foi feita através da aplicação de um questionário. A análise dos dados mostra que nos dados da dimensão socioeconômica, é possível inferir que parte significativa dos inquiridos são estudantes de graduação; a grande maioria possui casa própria e renda familiar superior a 10 salários mínimos. Cerca da metade dos indivíduos possuem entre 18 e 22 anos. Na dimensão uso, 42% dos usuários freqüentam a biblioteca todos os dias, o material que usam com mais freqüência é o livro, romance é o gênero de leitura preferido, o objetivo de leitura da maioria é o estudo, a atividade que mais realizam na biblioteca é estudar, a coleção geral é o setor da biblioteca mais conhecido, o serviço de empréstimo domiciliar e o serviço de referência, parte significativa dos usuários desconhecem. A dimensão desempenho, a maioria avalia como bom, as condições do prédio, na grande maioria, desconhecem os equipamentos de informática, de modo geral, consideram bom a limpeza, (55%) consideram ótimo o ambiente de leitura, (43,2%) acham ótimo o mobiliário, o acervo não é muito conhecido, analisam bom o atendimento, (43,2%) consideram o silêncio ótimo, (44%) avaliam como ótimo o horário de funcionamento. Conclui-se que este estudo serve de parâmetro situacional das principais demandas dos usuários em relação aos serviços oferecidos pela Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista, bem como colher informações sobre seus pontos de insatisfação e satisfação.
Descrição: NUNES, Cybelle Macedo. Diagnóstico do desempenho da Biblioteca pública Juarez da Gama Batista através da percepção de seus usuários - João Pessoa /PB. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3307
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12999
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cybelle Macedo Nunes.pdfCybelle Macedo Nunes2.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.