Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13003
Título: A formação do grupo de terceira idade no programa saúde da família: a busca para legitimar seus direitos
Autor(es): Brito, Rosemary Matias
Palavras-chave: Envelhecimento
Programa Saúde da Família
dosos
Data do documento: 16-Abr-2014
Resumo: O processo de envelhecimento da população está ocorrendo em nível mundial e traz repercussões nos campos social e econômico, constituindo-se como um fenômeno que apresenta particularidades de um país para outro. Esse acelerado ritmo de envelhecimento cria novos desafios para a sociedade, especificamente para os profissionais que trabalham nesse segmento, que necessitam se preparar para atuar fortalecendo as reivindicações na busca de ampliar os direitos sociais dos idosos. Foi dentro dessa perspectiva que se desenvolveu essa proposta, através de um projeto de intervenção, com o objetivo primordial de compreender a questão da legitimação dos direitos dos idosos do PSF do bairro do Catolé na cidade de Campina Grande-PB. Esse trabalho concretizou-se por meio do método qualitativo e da técnica da entrevista semiestruturada, por permitir adentrar-se no universo dos autores envolvidos. Foram entrevistadas 37 pessoas, com faixa etária entre sessenta e oitenta e cinco anos, sendo a maioria constituída de mulheres. Todos os entrevistados fazem uso de medicação do PSF, embora alguns afirmem ser necessário, algumas vezes, ter que compra-la devido à falta desses na Unidade. Observou-se ao final do estudo, a importância que é o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, uma vez que permite assistir o indivíduo em sua totalidade. O trabalho no PSF apresentou-se como um desafio, no sentido de trabalhar as contradições para que dessa forma se buscasse estratégias para o enfrentamento para as demandas.
Descrição: BRITO, Rosemary Matias de. A formação do grupo de terceira idade no programa saúde da família: a busca para legitimar seus direitos. 2012. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3466
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13003
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFD - Rosemary Matias de Brito.pdfRosemary Matias de Brito537.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.