Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13004
Título: Um estudo sobre o gerenciamento de projetos
Autor(es): Leandro, Gilsomar Calafange
Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos
Gerente de Projetos
Benchmarking
Data do documento: 16-Abr-2014
Resumo: O presente trabalho objetiva discorrer sobre as boas práticas de Gerenciamento de Projetos sobre o enfoque do Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) - Quarta Edição, publicado pelo Project Management Institute (PMI).O trabalho abordará, inicialmente, o contexto histórico do gerenciamento de projetos, fazendo um breve relato do seu emprego durante o tempo, em seguida veremos algumas definições de projetos, gerenciamento de projetos, ciclo de vida do projeto e gerente de projeto. Em seguida, iremos expor as nove áreas de conhecimento para o Gerenciamento de Projetos e seus 42 processosdescritos noPMBOK e apresentar a utilização do gerenciamento de projetos no Brasil, por meio de pesquisa de benchmarking em gerenciamento de projetos realizada pelo PM SURVEY.ORG. Para desenvolver tal trabalho, utilizar-se-á o método analítico–descritivo e os procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental em livros,periódicos e sítios eletrônicos, concluindo-se, então, que a utilização do conhecimento em Gerenciamento de Projetos vem crescendo significativamente no Brasil, sendo largamente utilizado por todos os tipos de organização.
Descrição: LEANDRO, Gilsomar Calafange. Um estudo sobre o gerenciamento de projetos. 2012. 106f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3467
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13004
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilsomar Calafange Leandro.pdfGilsomar Calafange Leandro2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.